segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Blogueira também pensa: Cotas!

Venho manifestar a minha REVOLTA, livre de preconceitos, perante a aprovação do projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais seguindo critérios raciais e sociais. 
Somos todos da raça HUMANA, logo todos dotados de uma mesma capacidade, independente da faixa etária, cor ou sexo. E o principal: independente de um passado histórico! Não é porque tenho antepassados escravos ou burgueses que sou mais ou menos capaz que ninguém! E digo mais: se o argumento é passado 
histórico, todos os brasileiros deveriam ser beneficiados pelas cotas levando em conta a miscigenação do país, nosso grande diferencial! E se a luta é contra o racismo, as cotas não irão solucionar o problema e sim agravar a situação, visto que até na hora de ingressar na universidade serão um “grupo a parte” e não iguais como todos.
Tenho visto outro argumento que me deixa revoltada: “quem estudou em instituição particular durante o ensino médio tem condições de bancar uma faculdade particular!”. CONTESTO! Com muita dificuldade minha formação foi paga, e olha que não ultrapassava uns R$400/mês. Alguém pode me indicar uma instituição de ensino privada digna que tenha mensalidade em torno disso?? Alguém pode me explicar como eu fico diante o meu SONHO de cursar medicina e não ter a mínima condição de desembolsar em torno de 4mil por mês? Minha esperança era a federal, mas agora a concorrência (que já é crucial, ninguém pode negar) irá duplicar!! E todo aquele meu esforço durante o ensino médio? E as noites viradas, o que eu deixei de fazer, a pressão, a esperança, as folhas e mais folhas com anotações, muitos livros (que por sinal eu adoro usar os da rede pública), muito choro, muito café e mais um pouco de livros? O que isso vira? Como eu me sinto ao me inscrever no SISU e ver a nota corte para cotistas, muuuuito inferior a minha? É muuuito dolorido pensar “e se...”.
Faço um APELO aos ESTUDANTES beneficiados por cotas e a toda a população: ABRAM OS OLHOS! O governo só está declarando sua ineficiência na rede pública de ensino, sabem que não fornecem as condições necessárias. Só querem números e “maquiar” a situação da educação. Não se deixem enganar, não sejam iludidos e manipulados.
Não lute a favor das cotas, lute a favor da educação eficiente!
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2012N27395

2 comentários:

  1. Gostei do seu blog não conhecia seguindo *---* estudo em escola publica e acho isso um erro porque todos deviam concorrer igual isso ta como estudo em escola publica e burro vamos colocar uma cota para ele conseguir passar e ainda mais depois quando entrar na federal o povo vai falar só entro por causa das cotas é isso que ta acontecendo mais descriminação não menos.Desabafei!! Convido você à da uma passadinha no meu blog http://hrdamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica!
      É muito bom ouvir a opinião de quem está do outro lado da questão! Mais importante ainda foi ver que você concorda que estão menosprezando e discriminando os alunos das escolas públicas!
      Volte sempre,
      beijos e beijos

      Excluir